ALESP 07011.jpg

Assembleia Legislativa de São Paulo debate importância dos bancos públicos

07/11/17 10:02 /

A defesa dos bancos públicos estará em pauta, nesta terça-feira (7), durante audiência pública na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), a partir das 19h. O debate reunirá lideranças políticas, sindicais e dos movimentos sociais. A Fenae será representada pelo diretor-presidente, Jair Pedro Ferreira.

“Eventos semelhantes estão sendo realizados em várias partes do país como uma reação para que o nosso patrimônio não seja roubado”, esclarece Jair Ferreira. “No âmbito da Caixa, lançamos a campanha ‘Defenda a Caixa você também’, que destaca a importância do banco para o Brasil e os brasileiros, envolvendo os empregados e a sociedade”, acrescentou o presidente da Fenae.

A audiência integra um amplo movimento em defesa das empresas públicas. Uma campanha nacional em defesa dessas instituições foi lançada em junho de 2016, com coordenação do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, e reúne entidades sindicais e associativas representativas de centenas de categorias de trabalhadores no País.

A coordenadora do comitê e representante dos empregados no Conselho de Administração da Caixa, Rita Serrano,  também participa do encontro na Alesp. A audiência em São Paulo também visa à criação de uma Frente Parlamentar Estadual, nos moldes da Frente Mista criada no Congresso Nacional em 13 de junho deste ano, que reúne deputados federais, senadores, representantes dos movimentos sindical, social e associativo.

Além dessas atividades, os sindicatos vêm promovendo manifestações nas agências bancárias e nas ruas. “A ofensiva do governo contra as empresas públicas é intensa. Tanto é que um decreto foi publicado às vésperas do último feriado, criando regime especial para venda de empresas de economia mista”, denuncia Rita. Ela destaca, ainda, que os bancos públicos têm papel fundamental no desenvolvimento do Brasil, e é preciso intensificar a mobilização contra as privatizações.

Confira a agenda dos próximos debates:

agendaNOVEMBRO_NOVA