AudienciaSE-600x400.jpg

Audiência pública em Sergipe destaca importância dos bancos públicos

06/10/17 10:50 /

Foi realizada na manhã desta sexta-feira (6), na Assembleia Legislativa de Sergipe, audiência pública sobre a importância dos bancos e das empresas públicas para o Brasil. A iniciativa do debate foi do deputado estadual Luciano Pimentel (PSB), em parceria com o Sindicato dos Bancários do estado, a Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe (Feeb BA/SE) e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB/SE).

O vice-presidente da Fenae, Sérgio Takemoto, participou do evento em Aracaju. As discussões também contaram com a presença de lideranças sindicais e de movimentos sociais. Entre eles, Ivânia Pereira, a presidente do SEEB; Adêniton Santana, presidente da CTB/SE; e Emanoel Souza, presidente da Feeb BA/SE.  O objetivo: fortalecer em Sergipe a luta contra o desmonte do patrimônio dos brasileiros.

Usando a camiseta da campanha nacional “Defenda a Caixa você também”, lançada na terça-feira (3) pela Fenae, Takemoto destacou a importância do banco 100% público. “O Brasil e os brasileiros precisam da Caixa como ela é hoje: parceira estratégica na execução de políticas públicas e fundamental em áreas como moradia popular, saneamento, infraestrutura e desenvolvimento social, além da gestão do FGTS”, afirmou.

O vice-presidente da Fenae também destacou a importância dos bancos públicos estaduais. “A concentração dos bancos privados ocorre nas capitais do país. Notório que visam ao lucro e não a sociedade, serviços necessários da população. Das 40 agências de bancos privados em Sergipe, diante dos 75 municípios, 21 agências estão em Aracaju, deixando deficiência nos municípios”, apontou Sérgio Takemoto.

O deputado Luciano Pimentel, que foi bancário por 30 anos, destacou: “Sei da importância dos bancos públicos, do seu fomento para o desenvolvimento, e papel especial de regular o mercado”. Emanoel Souza frisou: “A defesa dos bancos públicos não é uma luta somente dos bancários, é de toda a sociedade”. Ivânia Pereira, presidente do Sindicato, concordou: “É importante a mobilização geral em defesa dos bancos públicos”.