CARDOSO SIMPOSIO.jpg

Fenae destaca ações em defesa da Caixa e da Funcef durante Simpósio dos Aposentados

16/11/17 07:30 /

O segundo dia do 39º Simpósio dos Aposentados e Pensionistas da Caixa Econômica Federal foi marcado pelas apresentações das entidades representativas dos empregados do banco. O diretor de Administração e Finanças da Fenae, Cardoso, falou em nome da entidade. Na oportunidade, ele destacou, dentre outras iniciativas, a atuação em defesa da Caixa 100% pública e dos direitos dos participantes e assistidos da Funcef.

“Essa tem sido a nossa missão, juntamente com as Apcefs, de defender os interesses dos trabalhadores e a manutenção da Caixa 100% pública”, enfatizou Cardoso. Durante sua explanação, foram apresentadas peças da campanha “Defenda a Caixa você também”, que está espalhada em vários pontos do país, através de outdoors, mensagens em ônibus e spots de rádio, ressaltando as mais diferentes áreas de atuação da empresa em favor de milhões de brasileiros.

Cardoso destacou ainda a unidade das entidades na mobilização contra a abertura de capital do banco, com a criação do Comitê Nacional em Defesa da Caixa, que além da Fenae reúne Fenacef, Fenag, Advocef, Aneac, AudiCaixa, SocialCaixa, Contraf e centrais sindicais.

Funcef

Cardoso falou também sobre as ações coletivas que Fenae e as Apcefs vão ingressar com o objetivo de assegurar a manutenção da paridade no equacionamento do REG/Replan Não Saldado, a dedução das contribuições extraordinárias na declaração do Imposto de Renda e a extinção do limite de 12% de dedução.

Outro ponto ressaltado é a campanha “Contencioso: essa dívida é da Caixa”, lançada no dia 5 de junho pela Fenae, que visa pressionar a empresa  a assumir sua responsabilidade no passivo judicial. Umas das ações é um abaixo-assinado, com versões física e eletrônica, que está coletando apoio em todo o país dos empregados da Caixa e participantes da Funcef.

Cardoso falou também sobre os projetos que a Fenae e Apcefs realizam com o objetivo de integrar e promover o bem-estar social dos empregados da Caixa, contemplando os ativos, aposentados e pensionistas. Dentre as ações destacadas por ele estão o Movimento Solidário, que tem atuado para melhorar as condições de vida de populações em situação de pobreza; Movimento Cultural do Pessoal da Caixa (MCPC),Talentos Fenae/Apcef e a Rede do Conhecimento, que em dezembro lançará curso sobre educação previdenciária. “É fundamental que todos entendam melhor o que é um fundo de previdência complementar”, enfatizou Cardoso.

A Fenae também está sendo representada no simpósio pela diretora de Assuntos de Aposentados e Pensionistas, Marlene Rodrigues.

Estande

A Fenae está presente no Simpósio dos Aposentados e Pensionistas com estande onde são realizadas ações de relacionamento e divulgadas informações sobre a atuação e projetos da federação.

Até sexta-feira, haverá distribuição de brindes aos associados das Apcefs e serão sorteadas cafeteiras Nepresso entre os participantes que interagirem com as ações de relacionamento no estande.