AudienciaBA-091017.jpg

Presidente da Fenae participa de mais uma audiência em defesa dos bancos públicos

09/10/17 13:30 /

O presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira, participou na manhã desta segunda-feira (9), em Salvador (BA), de audiência pública na Assembleia Legislativa da Bahia sobre “Os impactos da reestruturação dos bancos públicos na economia baiana”. O evento foi promovido pela Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe (Feeb BA/SE), com o apoio do deputado Jean Fabrício (PCdoB), e contou com a participação de empregados, parlamentares, gestores públicos e representantes de várias entidades representativas.

A audiência na capital baiana integra uma ampla agenda de debates sobre a importância dos bancos públicos. A Fenae tem participado de várias delas. “Em todo o país, bancários estão atentos às movimentações que visam o enfraquecimento e a privatização de empresas como a Caixa, Banco do Nordeste, BNDES. E estamos também chamando a atenção da sociedade para o papel estratégico dos bancos públicos para o desenvolvimento do país”, disse Jair Ferreira.

Para o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, colocar o tema em discussão no Parlamento é importante para dar visibilidade ao assunto, já que a maioria dos parlamentares não representam os trabalhadores. “A Fenaban trabalha nos bastidores para retirar, por exemplo, o FGTS da Caixa e passá-lo para os bancos privados. Isso vai ocasionar uma perda das ações sociais para o trabalhador”, argumenta.

Emanoel Souza, presidente do Feeb BA/SE, critica a reestruturação nos bancos públicos, que visa exclusivamente a privatização. “Ela vem sendo tocada a toque de caixa pelo governo Temer, que vem colocando em prática um verdadeiro processo de desmonte, para enfraquecer o papel social de instituições como Caixa, BNB e Banco do Brasil, e com isso, favorecer o capital financeiro. A defesa dos bancos públicos é a defesa do Estado brasileiro contra o ataque do liberalismo mais feroz. Não podemos ter preconceito”, disse.

Defenda a Caixa você também

No dia 3 de outubro, no Rio de Janeiro (RJ), a Fenae lançou a campanha “Defenda a Caixa você também”. A iniciativa - realizada em parceria com as centrais sindicais CUT, CTB, Intersindical e Conlutas, além de Apcefs, Contraf, federações e sindicatos de bancários - visa mostrar a importância do banco para o Brasil e os brasileiros, destacando a atuação em áreas como habitação, saneamento básico, infraestrutura, educação, esporte, cultura, entre outras.

“Nos próximos dias teremos a campanha na rua, de forma a envolver os trabalhadores e a população nessa luta. Vamos intensificar também a realização de audiências públicas sobre o papel da Caixa e dos bancos públicos, bem como mobilizar também influenciadores, prefeitos, parlamentares e movimentos sociais. A ideia é criar uma verdadeira liga para defender a Caixa”, explica Jair Ferreira, presidente da Fenae.

Dentro de alguns dias estará no ar o site www.defendaacaixa.com.br. No endereço, além de informações sobre a atuação do banco, estarão disponíveis para download todas as artes da campanha, a fim de que todos possam aderir à luta.